Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
13/02/2023
Graduação

Nunca é tarde para realizar um sonho

“O que você quer ser quando crescer? ”, essa é uma pergunta recorrente para muitas pessoas, e com o senhor Nildo não foi diferente. Desde muito jovem, sempre soube que queria ser advogado, mas as adversidades da vida lhe fizeram adiar esse sonho. Filho de produtores rurais, saiu da pacata localidade de Perdida, hoje município de Morrinhos do Sul/RS, para buscar melhores condições de vida em Bagé/RS. No novo município, dedicou-se por anos ao comércio, vendendo frutas, secos e molhados.

Na família que constituiu ao longo dos anos, a educação sempre foi uma pauta recorrente, pois sabia que o conhecimento e a profissionalização garantiriam melhores condições de vida. Sendo assim, sempre apoiou seus descendentes nos estudos, incentivando a realizarem o sonho que ele próprio ainda não havia realizado: fazer uma graduação.

O tempo passou, e foi a hora dos filhos o encorajarem a voltar para a sala de aula. E assim fez. Em 2018, Nildo Hahn Hendler ingressou no curso de Direito da Faculdade IDEAU, campus Bagé. “Desde de guri sempre tive muita vontade de fazer Direito, tanto que incentivei meus filhos a também seguirem na área. De cinco filhos, um já é formado em Direito, o outro está cursando e o mais novo vai iniciar daqui uns dias; os outros optaram por seguir em áreas diferentes”, relatou.

 

Aprendizado em grupo

Apresentação do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP).

A diferença de idade com os colegas de classe nunca foi encarada como um problema. O  estudante conta que sempre foi muito bem aceito pelos professores e colegas, pois o aprendizado aplicado na Instituição é conduzido em pares, o que torna a sala de aula mais dinâmica e o conhecimento acessível a todos. “É como uma engrenagem, onde um sabe mais de um aspecto, o outro tem facilidade em algo diferente, e juntos, chegamos lá, aprendendo coletivamente”, e complementa “respeito, ética, dignidade, procurar ser correto, isso que vai te levar longe na vida”.

As metodologias ativas de ensino empregadas pela IDEAU possibilitam esse tipo de troca de conhecimentos, colocando o estudante como protagonista do seu processo de aprendizagem. Esse sistema de ensino foi um dos fatores fundamentais para a escolha de onde Seu Nildo realizaria o sonho do ensino superior. “A IDEAU tem a vantagem da aula prática alinhada à teoria, principalmente através do PATP, uma metodologia que te impulsiona a perder o medo de falar em público, em pesquisar e aplicar o conhecimento através da prática profissional. Não adianta você ir para a faculdade aprender apenas a teoria. A teoria e a prática funcionam juntas”, pontuou.

A coordenadora do curso, Roberta Verdi, destaca que o formando sempre foi um acadêmico exemplar, participativo e interessado no conhecimento. “Ele superou as dificuldades quanto às modernidades das plataformas digitais, adequou-se, se esforçou e foi humilde para pedir ajuda quando necessário. Mas a realidade é que ele muito mais ajudou os colegas do que foi ajudado, sua história de vida sempre serviu de exemplo e modelo”, ressaltou.

 

Quando o sonho se torna realidade

Nildo colou grau em Direito no último sábado, dia 11 de fevereiro.

O sonho que antes parecia muito distante, agora já é uma realidade. Aos 66 anos, Nildo colou grau no último sábado, dia 11 de fevereiro. “É uma grande realização! Em alguns momentos, uma realização muito mais dos meus filhos que minha propriamente. Agora posso dizer que sei falar na mesma linguagem que eles”, contou emocionado.

Após formado, ele não pretende parar com os estudos. O objetivo é dar continuidade a linha de pesquisa abordada no trabalho de conclusão de curso, através de uma pós-graduação. “Meu TCC foi baseado em regularização de imóveis, além do  usucapião familiar, uma modalidade nova dentro da área do direito que, inclusive, muitos advogados ainda não conhecem”, finalizou.

 

 

 

Comentários