Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
22/06/2023
Graduação

PATP: uma ferramenta que integra teoria e prática no processo de aprendizagem

Ao adotar uma metodologia inovadora, a Faculdade IDEAU destaca-se como referência na área da educação, formando profissionais qualificados e preparados para enfrentar os desafios do mundo real. A aprendizagem empregada permite integrar teoria e prática, tendo como principal estratégia o Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP).

Esse trabalho é desenvolvido semestralmente e busca integrar as disciplinas de maneira interdisciplinar, com ênfase no aprendizado prático. Assim, ao encorajar o estudante a explorar diferentes perspectivas, questionar ideias e a buscar soluções inovadoras, permite o desenvolvimento de competências que vão além do eixo profissional, como criatividade, oratória, trabalho em equipe e tomada de decisões.

No decorrer desta semana, somente na unidade de Bagé, cerca de 119 trabalhos estão sendo apresentados para uma banca de professores, os quais abordam diferentes temáticas, entre elas: observações em escolas visando perceber as funções neuropsicológicas de crianças; intervenções dentro do contexto hospitalar, com atendimento individual de pacientes e familiares; perfil do profissional do direito, áreas de atuação e  requisitos legais para o exercício da profissão; observação do desenvolvimento de espécies de interesse agrícola sob diferentes solos e condições climáticas; incidência de pragas na cultura da soja; análises da influência das teorias da administração em diferentes empresas; análise da importância da consultoria financeira e dos demonstrativos contábeis para a tomada de decisão; montagem de esqueletos de diferentes espécies e conservação de músculos; casos clínicos, entre outros.

Segundo a diretora da unidade, Me. Nara Beatriz Lópes Pires da Luz, em um mundo em constante evolução, é fundamental que os métodos de ensino acompanhem essas transformações, estimulando o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e tecnológicas. “Esse projeto possibilita uma reflexão crítica de práticas das diversas profissões, bem como na aquisição de experiência profissional, contribuindo para que esteja o mais preparado possível para o mercado de trabalho. Auxilia também o aluno que deseja seguir adquirindo conhecimento através de pós-graduação, facilitando o ingresso em programas de mestrado e doutorado devido às produções científica”, destacou a professora.

 

 

Comentários