Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
26/06/2023

A construção do conhecimento: auxiliar de pedreiro concilia trabalho e estudos

O ditado popular diz que de tijolo em tijolo se constrói uma muralha.  No caso do John Sullivan Soares Ribeiro, cada tijolo assentado representa um pouco de conhecimento adquirido ao longo da graduação. O auxiliar de pedreiro divide seu tempo entre o trabalho e o curso de Ciências Sociais Aplicadas (Administração e Ciências Contábeis).

Para realizar o sonho, o acadêmico se desloca diariamente, entre Hulha Negra, onde mora, até Bagé, onde fica a faculdade IDEAU.  A distância, cerca de 30 quilômetros entre um município e outro, não desanima o estudante. “A união que temos dentro da sala de aula serve de incentivo, mesmo indo cansado, ao chegar lá, a gente cria ânimo”, contou o estudante.

Ao concluir o ensino fundamental, precisou deixar os livros para trabalhar. A partir de então, começou a atividade com o pai na área da construção civil. Para concluir o ensino médio foram sete longos anos, mas a vontade de ingressar no ensino superior e conquistar um diploma sempre esteve presente. Em 2018, o primeiro grande passo foi dado. “Conheci a Instituição e acabei gostando. A Contabilidade foi uma área totalmente nova para mim, pois não tinha conhecimento nenhum, e hoje, já consigo ter uma visão totalmente diferente, aplicando o conhecimento no dia a dia, além de aprender a ver o mundo em volta, não apenas a realidade que eu estava acostumado”, destacou.

Agora, o sonho está cada dia mais próximo de se concretizar. A solenidade de formatura está marcada para 03 de fevereiro de 2024, tornando-o não apenas bacharel, mas também o primeiro em sua família a ingressar e concluir um curso superior. “Hoje meu pai tem orgulho em dizer ‘meu filho, com os próprios braços, está pagando a faculdade’. Ele sempre diz que é um mérito totalmente meu trabalhar durante o dia e ir para a faculdade a noite”, relata emocionado.

A teoria e a prática aplicados no dia a dia

Engana-se quem pensa que o conhecimento administrativo e contábil restringe-se apenas ao espaço do escritório. O estudo na área permite uma formação generalista, garantindo a aplicação do conhecimento em diferentes espaços, contribuindo, inclusive, com o desenvolvimento econômico e social da região. John explica como consegue utilizar o conhecimento teórico no dia a dia das obras.  “Consigo aplicar principalmente no preço da mão de obra. Trabalhamos com preço por metro quadrado, então, calculo quanto o trabalho precisa render para pagar o dia trabalhado, ou ainda, chegar ao final do mês e conseguir visualizar que determinada obra está paga de acordo com o que foi orçado” e complementa “também consigo controlar a parte dos impostos, aplicando os conhecimentos em algo totalmente prático”, destacou.

O conhecimento é uma obra contínua 

Com a proximidade da conclusão da graduação, já é hora de planejar os próximos passos. No que tange os estudos, o objetivo é dar continuidade com a pós-graduação; já em relação ao mercado de trabalho, a pretensão é empreender. “ Eu e o pai estamos planejando seguir na obra, mas quem sabe formar uma equipe, já que eu tenho o conhecimento do administrativo e ele da mão de obra, assim, unimos os conhecimentos e empreendemos. Ou ainda, tenho a opção se seguir apenas na área contábil “, contou John.

Segundo a coordenadora do curso, Ma. Luciane Rosa de Oliveira, o acadêmico é um grande profissional, com perfil empreendedor e protagonista, uma vez que está à frente de várias atividades desenvolvidas no ambiente acadêmico e sempre em busca de novos desafios. “Tenho certeza que a graduação está sendo um divisor de águas na vida do John, que tem se desenvolvido muito aqui na IDEAU, e formando um perfil profissional com capacidade para gerir um empreendimento”, concluiu.

 

 

Comentários