Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
06/09/2022

18 anos IDEAU: ensino de excelência para a formação humana e profissional

Reconhecida pela excelência acadêmica e qualidade de ensino, as Faculdades IDEAU completam, neste dia 6 de setembro, 18 anos de existência. A Instituição, que está presente em quatro municípios do Rio Grande do Sul, com unidade em Getúlio Vargas, Passo Fundo, Caxias e Bagé, celebra uma história em andamento, que vem sendo escrita por acadêmicos, professores, funcionários e comunidade. Uma trajetória dedicada ao ensino, a produção e difusão do conhecimento, para a formação humana e o desenvolvimento da sociedade.

Imbuídos pelo desejo de ampliar o acesso à educação, a IDEAU aposta no desenvolvimento das habilidades comportamentais do indivíduo e na relação com o mercado de trabalho, através de uma metodologia própria de ensino, denominado Projeto de Aperfeiçoamento Teórico-Prático (PATP). Nesse sistema, além de possibilitar oportunidades educacionais em relação aos interesses de cada um, ainda exercita-se a prática da pesquisa, liderança e comunicação.

“Desde a sua fundação, a Faculdade IDEAU busca um grau de inovação que permite a inclusão de todos os seres humanos dentro do sistema educacional, por isso aposta no ensino noturno e na educação ativa, onde o aprendizado é 85% maior que no sistema tradicional. Nós buscamos dentro da ciência formas de fazer com que estejamos dentro de um processo contemporâneo e inovador de ensino-aprendizagem que tragam resultados efetivos”, lembra o reitor, professor Flávio Carlos Barro.

Muitas mudanças estão acontecendo no cenário da educação, por isso é preciso estar atento às diferentes formas de ensinar e aprender, a fim de compreender um novo perfil profissional necessário para atender as necessidades emergentes. “Antes mesmo da pandemia, nós já estávamos em um processo de treinamento para um momento híbrido da educação. Na parte teórica, temos os guias de estudo, e na parte prática, temos as experiências profissionais, para, ao final de quatro ou cinco anos de curso, formarmos um profissional emancipado e preparado para o mercado de trabalho”, destaca o reitor.

Com uma equipe qualificada de professores, formada por mestres e doutores, e uma mega estrutura que possibilita a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula, a faculdade é reconhecida como uma das melhores Instituições de Ensino do Rio Grande do Sul, com nota 4 na avaliação do MEC. Levando em consideração a disponibilidade do estudante e a localização, o ensino é oferecido no período da noite, facilitando para os alunos que já estão no mercado de trabalho ou precisam se deslocar de outras cidades.

Comprometimento com desenvolvimento regional

As Faculdades IDEAU têm um importante papel no desenvolvimento da região onde atua, por isso aposta no estudante como protagonista no processo de aprendizagem, através da difusão do conhecimento e de ações que promovam a melhoria da qualidade de vida das pessoas. “No momento em que o aluno torna-se o centro do processo de ensino-aprendizagem, eu também penso nele como alguém que vai ocupar um espaço de destaque na sociedade. Quando desafiado semestralmente a resolver um problema, consequentemente, está se preparando para desenvolver a região onde está inserido, porque ele sabe onde buscar a solução dos problemas e como aplicá-la”, conclui Barro.

Estrutura

A Instituição conta com um acervo de mais de 30 mil títulos, distribuídos nas quatro unidades. Além disso, dispõe de laboratórios, clínicas-escola, hospital veterinário, fazenda-escola e amplos espaços de convivência. Toda essa estrutura permite a visualização prática da profissão escolhida, além do contato com a comunidade que, mais uma vez, permite o desenvolvimento de competências e networking, por meio da troca de conhecimento e experiências.

Oportunidades e facilidade de acesso

Ao todo são cerca de 30 cursos de graduação e mais de 30 especializações, em todas as áreas do conhecimento. Para facilitar o ingresso, a Instituição trabalha com os programas do governo federal, como o PROUNI e FIES, e financiamento próprio, que garante bolsas de 40% e 65% do valor do curso e pagamento estendido em até o dobro do tempo, sem juros.

 

Comentários