Este site utiliza cookies para providenciar uma melhor experiência de usuário. As informações são salvas no seu navegador e realiza funções como reconhecer seu retorno ao site e ajudar nosso time a entender quais seções do site você acha mais interessantes ou úteis.
Faculdade IDEAU promove Semana do Meio Ambiente
A Faculdade IDEAU, campus Bagé, por meio do curso de Agronomia, promoveu a Semana do Meio Ambiente entre os dias 04 e 06 de junho. Diversas ações foram realizadas, visando à conscientização ambiental e à prática de técnicas agrícolas sustentáveis.
A abertura das atividades aconteceu na manhã do dia 04, com uma visita técnica à Usina Pampa Sul, no município de Candiota. Durante o passeio, a coordenadora do curso, Stefania Mendes Maciel, e o aluno Moisés apresentaram a importância da conservação do solo utilizando plantas de cobertura e o sistema de plantio direto. Eles destacaram a necessidade de um manejo adequado das pastagens e outros cultivos para a preservação ambiental e o aumento da produtividade.
Os alunos do terceiro semestre também contribuíram, levando um trabalho prático sobre o cultivo de aveia em ambiente protegido. Este experimento demonstrou como um ambiente favorável pode melhorar significativamente o desenvolvimento das culturas agrícolas.
No dia 05 de junho, no período da noite, os acadêmicos do primeiro e sétimo semestres participaram de uma palestra que proporcionou troca de conhecimentos, reforçando a relevância do tema entre os estudantes. Já no dia seguinte, 06, aconteceu o plantio de árvores na entrada de acesso à faculdade. As mudas, cerca de 50, foram doadas pela Prefeitura Municipal de Bagé, simbolizando um gesto de compromisso com o meio ambiente.
Nesse mesmo dia, a professora Stefania e a acadêmica Michele, do nono semestre, realizaram uma visita à escola infantil Bem Me Quer, onde ministraram uma conversa educativa e distribuíram mudinhas de plantas para as crianças. A atividade despertou grande curiosidade e interesse entre os pequenos. “As crianças ficaram atentas e curiosas, despertando o interesse no assunto que propagarão entre os amigos e familiares. Ou seja, a sementinha foi plantada desde o início da jornada estudantil”, destacou Stefania.
Ainda segundo a docente, a alta participação e o engajamento de toda a comunidade acadêmica destacam o sucesso do evento, bem como a importância de fomentar a conscientização ambiental e incentivar ações ecológicas, reforçando o papel da academia como agente transformador na construção de um futuro mais sustentável.