Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
01/10/2018

Cultura do software livre: Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Sistemas de Informação participam de evento itinerante

       O Tchelinux é um evento itinerante que ocorre anualmente há mais de uma década em diversas cidades do Rio Grande do Sul. Organizado pelo grupo de usuários de Software Livre Tchelinux em parceria com instituições de ensino, a edição de 2018 aconteceu no último sábado (29) na cidade de Bagé, e contou com apoio da Faculdade IDEAU.

       Alunos dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) e Sistemas de Informação (SI), acompanhados pelo professor Rafael Bastos participaram da programação que consistiu de palestras simultâneas cabendo aos acadêmicos a escolha pelo tema de maior interesse. Para Adriano Padilha, acadêmico do sétimo semestre de Sistemas de Informação, o TcheLinux é um dos maiores eventos de software livre do estado, "aprendemos muito com esse evento, trocamos ideias com os alunos de outros cursos e profissionais da área que estavam lá para palestrar ou para participar como ouvintes. É sempre empolgante participar de um evento desse porte e semear o ideal do software livre".

       O professor da Faculdade IDEAU, Rafael Bastos, que também foi um dos palestrantes do evento, destaca que a participação em atividades extraclasse são importantes para complementar a formação dos acadêmicos e fazem parte da nova metodologia implantada nos cursos de ADS e SI. "Além dos temas que os palestrantes estimulam nos alunos com suas palestras, a interação com outros alunos e profissionais da área em ambiente fora da sala de aula são experiências que agregam conhecimento à formação discente", argumenta Bastos.

Comentários