Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
06/08/2018

Topografia é objeto de estudo teórico prático do curso de Agronomia

       O retorno das atividades dos acadêmicos do quarto semestre do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU foi marcado pelo primeiro contato com a disciplina de Topografia. Tutorados pelo Professor Dr. Deivid Magano, os alunos receberam orientações e planejamento das atividades teóricas e práticas, que ocorrerão durante o semestre. Na oportunidade também foram orientados a respeito das aplicações da topografia, como por exemplo: objetivos, limites e orientações básicas que serão aprofundadas ao longo da disciplina.

       Em atividade lúdica e participativa os alunos tiveram a oportunidade de identificar e reconhecer os principais equipamentos empregados em topografia, a fim de entender seus princípios de funcionamento, regulagem e operações (centragem, calagem, colimação e leitura angular), além das leituras de fios estadimétricos e primeiros passos nos processos iniciais de cálculos de distância horizontal e vertical.  O Acadêmico Willian Jonhston fez um relato à respeito de sua expectativa da disciplina:  ''Espero que seja uma disciplina tranquila, e que possamos desenvolver habilidades no manejo dos equipamentos e confecção de cálculos e plantas, visto que a área carece de profissionais com esse conhecimento''. Quando questionado, o aluno Kalebe Agripino reforça que a ''A topografia, para nós, futuros agrônomos, é de suma importância por ser a base para compreender a delimitação do espaço, para implantação de uma cultura e qualquer outra obra de engenharia que queira se desenvolver no meio rural ou com finalidade agrícola.''

       Ao longo da disciplina, uma série de atividades práticas para execução de levantamentos está planejada, assim como um curso de Extensão em Instalação, procedimentos e levantamentos com estação total, que será proposto ao longo do semestre, conforme afirma o professor da disciplina.

Comentários