Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
18/04/2011

Teoria e Prática em parceria: alunos IDEAU ampliam conhecimentos

Uma a visita à empresa Biofértil, estabelecimento especializado no desenvolvimento e produção de mudas florestais de qualidade foi a primeira etapa do processo. Depois, o trabalho foi explorar o conteúdo em aula – partes e tipos da planta, suas necessidades, reprodução, fotossíntese, contribuições das plantas no meio em que vivemos, tipos de solo, entre outros. 
O colaborador da empresa, Marco Aurélio, esclareceu e explicou o processo de sementes australianas e argentinas, principalmente do Eucalyptus Dunnii e Pinus. As crianças ficaram encantadas ao observar o modo de plantio, a adubação, os cuidados com a umidade e chuvas fortes com granizo, proteção dos raios solares em horários fortes, as necessidades de cada espécie até a muda atingir dois meses, na qual pode ser comercializada. O aluno Matheus Grigoleto comentou: “acho que poucas pessoas sabem desse importante trabalho no nosso município.”
Os alunos visualizaram árvores nativas, frutíferas, plantas de jardim entre outras e tiraram dúvidas a respeito. Na ocasião foram presenteados com mudas de Araçá vermelho, Pitanga Vermelha, Uvaia e Sene, para serem plantadas e cuidadas por cada um, para assim observarem o crescimento e contribuir com o meio ambiente. Foi possível perceber que o trabalho com sementes, de plantas vivas, impõe a missão de promover todas as formas de equilíbrio do meio ambiente.
A atividade foi aprovada pelos alunos. “Foi bem legal o passeio”, disse Leonardo Cesca. “Observamos várias mudas de plantas florestais e ornamentais”, completou José Dall’Agnol. E Isadora Neumann concluiu: “as plantas precisam de ar, sol, terra, água, cuidados e amor”. 
   

Comentários