Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
05/10/2011

Design de Moda IDEAU monta sua Teciteca

Pergunta: Professora Giovana, o que é uma teciteca?

Resposta: É resumidamente uma Biblioteca de Tecidos. Sabendo que a palavra biblioteca vem do grego, onde (biblio) = “livro” e (teca) = “depósito”, logo: biblioteca é um depósito de livros.  E Teciteca por analogia Teci = tecido + teca (depósito), então teciteca seria como a bliblioteca só que de tecidos e seria um depósito de tecidos.
 

Pergunta: Qual a função de uma teciteca?
 
Resposta: A função da Teciteca é proporcionar o conhecimento, a nomenclatura e a classificação dos tecidos que de grande utilidade para os estudantes e profissional de moda, visto que o tecido é a matéria prima mais usada para produção de moda. A grande variedade de tecidos e suas semelhanças mostram a importância de ter um acervo disponível para pesquisas, já que além da visualização do tecido, o manuseio deste para análise é de grande valia para estudantes e profissionais da área.

Pergunta: Que tipo de materiais se encontra numa Teciteca?

Resposta: A Teciteca cria um espaço onde possa se organizar e catalogar tecidos e outros substratos têxteis (Ex: linhas, etiquetas, zíper, aviamentos em geral), que podem ser classificados quanto à sua composição, estrutura, aplicação ou mesmo seu nome comercialmente conhecido, sendo este um espaço onde os materiais têxteis serão periodicamente atualizados e catalogados.

Pergunta: Como os professores poderão utilizar o espaço para contribuir com a formação dos alunos?

Resposta: Os professores e alunos podem utilizar a Teciteca sempre que julgarem necessário para busca de conhecimento. Para as aulas das disciplinas de Tecnologia Têxtil, Desenvolvimento de Produto e Tecnologia da Confecção a Teciteca vai auxiliar com a visualização e manuseio dos materiais vistos nestas disciplinas, tais como amostra de diferentes tipos de tecido, aviamentos, cartela de cores, etc. promovendo a relação entre a teoria e a prática.

  

Comentários