Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
20/05/2021
Curso

Curso de Agronomia é apoiador do 1º Webinar Mais Trigo na Metade Sul

O curso de Agronomia da IDEAU de Bagé é apoiador e irá participar da palestra: 1º Webinar Mais Trigo na Metade Sul, visando ampliar a difusão do conhecimento técnico em trigo e fomentar o plantio da cultura na metade Sul do Rio Grande do Sul.

O evento, que é uma realização da Biotrigo Genética, será no dia 27 de maio às 08h30min, com transmissão ao vivo pelos canais da Biotrigo no YouTube e Facebook, e, irá contar com palestras dos engenheiros agrônomos Luiz Gustavo Floss, Giovani Facco e Jeferson Rocha.

Na Região da Campanha o cultivo do trigo já foi referência, em 1930, na Estação Experimental Fitotécnica da Fronteira em Bagé, onde hoje é o município de Hulha Negra. Naquele período foi lançado a variedade de trigo “Frontana” pelo geneticista Iwar Beckman. Esse trigo fazia parte do “pedigree” da quase totalidade dos trigos brasileiros. Frontana constituiu-se num verdadeiro marco da triticultura nacional, tendo sido utilizada em programas de melhoramento através do mundo. Ainda nos dias de hoje é considerada uma importante fonte de resistência durável à ferrugem da folha e de germinação na espiga.

O plantio de trigo no Rio Grande do Sul em 2021 deve superar pela primeira vez em sete anos uma área de milhão de hectares – o que não ocorria desde 2014. De 930 mil hectares em 2020, o Estado tende a plantar 15% a mais, alcançando 1,1 milhão de hectares neste ano. O estímulo para isso vem de todas as frentes, desde demanda crescente para alimentação animal até a maior capacidade financeira do produtor (capitalizado pela soja) para investir nas culturas de inverno no próximo ciclo. A cultura do trigo no sistema de produção traz muitos benefícios, entre eles, sinergismo entre sucessão trigo-soja com ganho sobre o rendimento, efetividade no controle de plantas daninhas, melhora o aporte nutricional para a cultura subsequente, mais uma opção de fonte de renda durante o ano reduzindo a ociosidade da propriedade no período do inverno.

A partir disso, além de ser um evento pioneiro na cultura do trigo, o 1º Webinar Mais Trigo na Metade Sul irá propiciar ampla discussão entre os acadêmicos abordando sobre a importância dos fatores que interferem no controle da propagação de plantas.

Comentários