Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
13/09/2012

Aula prática em laboratório contagia alunos da Educação Básica IDEAU

Os alunos demonstraram muita curiosidade e interesse em manusear os microscópios do laboratório. Após finalizar o estudo sobre a cadeia alimentar, necessidades das plantas, fotossíntese, ciclo da água na natureza, através de um Mini Ecossistema construído pelos alunos, o grupo aprofundou o estudo sobre fungos e bactérias com profissionais mais especializados da área.
Os alunos buscaram respostas para muitas dúvidas e indagações. Vindo ao encontro, através de uma linguagem simples, a Professora Paloma explicou a formação de fungos no solo e a importância de um tratamento correto. Também mostrou vários tipos de sementes com fungos em muitas delas.
Entre as explicações, foi comentado que há diferentes de fungos e também que eles são uma forma de vida bastante simples. “Entre suas diferenças, há aqueles que são extremamente prejudicais para a saúde do homem, provocando inúmeras doenças. Há ainda os que parasitam vegetais e animais mortos; os que servem para alimento e até aqueles dos quais se podem extrair medicamentos importantes para o homem, como a penicilina”, explicou a professora.
O cuidado com o crescimento de sementes e mudas com dicas apropriadas para o desenvolvimento da planta foi outro aspecto ressaltado na exposição.
Em meio a muitas novidades, o uso dos microscópios era o mais esperado da tarde. As estagiárias mostraram a preparação de lâminas, coletando amostras nos fungos para a observação. A imagem em microscópio de uma colônia de bactérias foi algo que impressionou muito os estudantes. “As bactérias são seres muito pequenos que, em sua maior parte, não podem ser vistos a olho nu. Apesar de seu tamanho, elas se multiplicam em grande velocidade, e, muitas delas, conhecidas como germes, são prejudiciais à saúde do homem, pois podem causar inúmeras doenças”, relatou a professora.
Conforme a Profª Neicla, “a turma do 4º ano com certeza nunca irá esquecer os conhecimentos adquiridos neste dia, e estes os acompanharão na jornada do saber”.
Saiba mais sobre alguns tipos de fungos:
Bolor – Muito comum em alimentos e plantas. Costuma gerar manchas brancas nas frutas e folhas.
Champignon – Muito comum na culinária, pois é comestível.
Levedura -Muito usado na fermentação de massas e de bebidas alcoólicas. Sua reprodução ocorre pelo processo de brotamento.
Mofo – Composto por hifas (massa de filamentos fungais). Cresce em formato de flocos de algodão. Se desenvolvem em alimentos (pão, frutas, legumes, etc.) e também em fezes de animais.
Penicillium – Aparecem em locais úmidos. São usados na produção de queijos e antibióticos.
Orelha-de-pau – Costumam se desenvolver em troncos de árvores. Possuem um formato de conchas e podem enfraquecer, com o passar do tempo, a árvore atingida. 

  

Comentários