Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
17/08/2018

Atividade interdisciplinar envolve os acadêmicos do curso de Agronomia no campus rural da IDEAU

             Usando técnicas de média precisão, acadêmicos do curso de Agronomia da Faculdade IDEAU foram desafiados a delimitar área para instalação de experimentos do Projeto de Aperfeiçoamento Teórico Prático (PATP). Durante a atividade – que envolveu os alunos das disciplinas de Topografia e Desenho Técnico-, os acadêmicos executaram   o levantamento de uma área com diastímetro flexível e tiveram a oportunidade de aprender na prática sobre os principais erros cometidos em medidas direta de distância e as formas de se evitar os mesmos. Os alunos também auxiliaram no balizamento e demarcação da área e propuseram um croqui das áreas internas e externas onde foram instaladas as parcelas para o PATP.

            Além disso, os acadêmicos vivenciaram aplicações práticas para o triângulo de ouro de Pitágoras, empregado no esquadrejamento das áreas. O Acadêmico Renato Noble, aluno do segundo semestre, fez um relato a respeito da atividade: '' Achei muito interessante a atividade proposta no campus rural, onde tivemos a oportunidade de aprender como é desenvolvido o processo de medição e divisão de parcelas para experimentação. Podemos conciliar o conteúdo visto em aula com a realidade na prática, o que na minha opinião foi de excepcional proveito” alega.  Aluno do quarto semestre, Gabriel Passos considera a prática é fundamental para o futuro profissional, “As práticas de campo aliadas a teoria são muito importantes para o desenvolvimento do acadêmico, e em nossa atividade de sábado foi exatamente o que aconteceu. Uma mistura de técnicas e práticas que edificam o conhecimento e profissionalizam o estudante” relata Gabriel.

          A atividade integrada busca aproximar os alunos da vivência no campo, tornando-o capaz de absorver com maior facilidade o conteúdo ministrado, além de experimentar e estimular sua capacidade de equacionar e solucionar problemas. Ainda durante a aula foi efetuado um levantamento com veículo aéreo não tripulado (VANT), que segundo o professor Deivid Magano, faz parte de um dos diversos projetos de cursos de extensão que serão implementados até o fim do semestre, aliado a II Oficina de Geogebra aplicada ao Desenho Técnico. O minicurso de Desenho, auxiliado por computador (CAD) e o curso prático de estação total, todos ministrados pela Instituição, é exclusividade do aluno IDEAU.

Comentários