Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
06/07/2012

Alunos IDEAU Santa Clara constroem Mini Ecossistema

O presente trabalho, dentro de uma perspectiva interdisciplinar, desenvolveu atividades relacionadas aos aspectos que envolvem a construção de um ambiente fechado, de fácil visualização para melhor entendimento sobre o ciclo da água, cadeia alimentar e outros assuntos relacionados como: ciclo da água, necessidades das plantas, a cadeia alimentar, o habitat dos seres vivos, Interações entre os seres vivos e não vivos.
A proposta fez despertar curiosidades de diversos assuntos desde a montagem até o seu término. As crianças pesquisavam em casa e compartilhavam com os colegas no dia seguinte.
A professora Neicla, comentou que a escola pode oferecer a oportunidade de aprendizagem das mais diferentes formas, portanto optou realizar esta experiência, construindo um Mini Ecossistema, envolvendo todos. “Sabemos que a prática envolve e proporciona aprendizagens mais significativas e nesta atividade se evidenciou tal teoria”, disse a professora.
Dentre as diversas manifestações sobre a experiência, o aluno João Carlos Lunedo não exitou em dizer “Adorei achar os bichos para colocar no terrário.” Empolgada, Alissa Karpinski falou “olhem os fungos e as bactérias”. E Fernanda Grapiglia constatou “os animais comem outro para sobreviver”.
Por acreditar que a escola é um meio com poderes de transmissão de pensamento e também auxiliadora no processo de construção de conhecimento, essa atividade apresentou vários conteúdos que foram explorados e trabalhados com muito entusiasmo e interesse. “A turma do 4º ano está de parabéns não só pela experiência realizada, mas pelas conclusões do processo visualizado”, elogiou a professora.

Comentários