Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
06/06/2018

Acadêmicos do curso de Agronomia realizam visita técnica em Frigorífico

          Com o objetivo de aliar teoria e prática, os alunos do 4º semestre do curso de Agronomia, contemplando a disciplina de Tecnologia de Produtos de Origem Animal (TPOA), e, acompanhados da professora Letícia Fátima de Azevedo, realizaram uma visita técnica nos dias 18 e 25 de maio, no Frigorífico Producarne.

            A experiência possibilitou aos acadêmicos a visualização de toda a linha de abate em um frigorífico, desde o curral de espera, até a expedição do produto final. “Antes da visita técnica foi estudado em sala de aula a parte teórica sobre a qualidade da carcaça bovina, abordando dentro dessa temática os fatores ante-mortem, fatores associados à insensibilização e aos tratamentos post mortem, a avaliação do animal, as etapas do abate, a avaliação, classificação e tipificação de carcaças, o crescimento e distribuição de tecidos na carcaça bovina, o marmoreio, a influência do sexo do animal na carcaça, as características organolépticas da carne, as características físicas e químicas da carne e a maturação da carne” explica a professora Letícia.

            O aluno Bernardo Dilélio, comenta sobre como a visita técnica ao frigorífico foi uma excelente oportunidade para compreender na prática o funcionamento do fluxograma de produção, “as práticas de manejo associadas ao bem estar animal e a importância da inspeção sanitária para assegurar a qualidade e segurança alimentar nas etapas ante mortem e post mortem, corroboram as temáticas abordadas em sala de aula na disciplina de TPOA”, enfatiza ele.

            A vivência prática é importante na medida em que possibilita o esclarecimento do processo em questão; o acadêmico Filemom Züge enfatiza este conceito, “a visita técnica foi de suma importância. Pudemos acompanhar in loco e sanar dúvidas sobre o processo, com relatos e diálogo de profissionais especializados, treinados e com vivência no processo, tanto em condições de quantidade, qualidade e relações de comercialização interna e externa do setor da pecuária”, destaca o aluno.

Comentários