Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
18/12/2018
Ideau

Acadêmicos de Agronomia realizam visita técnica em diversas empresas da região

     Com o objetivo de aprimorar e adquirir novos conhecimentos práticos nas diversas temáticas abordadas nas disciplinas de Tecnologia de Produtos de Origem Animal, Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal e Recursos Florestais, e visualizar na prática as possibilidades e oportunidades da profissão, os acadêmicos do curso de Agronomia realizaram uma viagem para visitas técnicas em diferentes empresas do setor primário, localizadas em Carlos Barbosa, Garibaldi, Bento Gonçalves, Muçum, Vespasiano Corrêa e Novo Cabrais.

     Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a experiência do APL das agroindústrias familiares do Vale do Taquari, que é o conjunto de agroindústrias, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação, com produtos semelhantes, e informações sobre os mesmos mercados, por meio das visitas à Agroindústria Sabor da Fruta (doces e compotas) e à Agroindústria Brandão (derivados de cana de açúcar). Outra visita foi realizada na Cooperativa Santa Clara com mais de 100 anos no mercado, onde foi acompanhado o processo de embalagem do leite UHT e o armazenamento de diferentes tipos de queijos. Na oportunidade os acadêmicos estiveram presentes também em duas importantes vinícolas do ramo, Cooperativa Aurora e Cooperativa Garibaldi, podendo ser conhecida a história, o processamento, armazenamento e diferentes produtos fabricados. Para finalizar as atividades foi visitado o Parque Witeck, sendo este considerado o maior parque privado da América Latina, o local tratava-se de uma terra degradada pela criação intensiva de gado, queimadas sucessivas e desmatamento das reservas nativas da região. O terreno apresentava relevo acidentado, erodido e sem nenhuma perspectiva de recuperação. Hoje apresenta exemplares de árvores dos 5 continentes.

     A visitação a estas empresas, que desenvolvem atividades significativas para o rural, permite aos alunos a possibilidade de projetar seu futuro profissional por meio do reconhecimento dos saberes e competências, bem como, as experiências vivenciadas de forma prática ajudam a formar o cabedal de conhecimento necessário para aliar com a teoria.

Comentários