Hospital Veterinário
Vestibular
INSTITUTO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DE BAGÉ
FACULDADE IDEAU DE BAGÉ
22/11/2019

Acadêmicos de Agronomia produzem fotografias para o projeto “O rural por diferentes olhares e perspectivas”

Acadêmicos do 4° nível do curso de Agronomia realizaram uma Mostra de Fotografia relacionada ao projeto de extensão “O rural por diferentes olhares e perspectivas” na disciplina de Sociologia, extensão e comunicação rural.

Cada aluno produziu uma fotografia (individual e autoral) que representasse o rural, dando um título a imagem. As fotografias foram então fixadas em um modelo de formulário alocadas em uma estrutura rústica com bambu, ráfia e sisal confeccionada pelos próprios alunos. Após, foi realizada a votação pelos participantes do evento da melhor foto. Após verificação dos votos, duas fotos foram consideradas as melhores: uma da acadêmica Daniela Cavalli intitulada “É dentro do coração do homem que o espetáculo da natureza existe, para vê-lo é preciso senti-lo” (Figura 4 e 5) e a outra de autoria do acadêmico Matheus Moreira com título “A tarde vai se findando, e o sol caindo, a gadaria pastando, isso que eu acho lindo”. A partir desta atividade os alunos também fizeram uma roda de discussão durante a aula, explicando porque a imagem representa, no seu entendimento, o que é rural, devendo referir-se aos elementos presentes na mesma e entregarão um pequeno texto argumentativo sobre esses itens.

Na roda de discussão, o principal elemento é a reflexão sobre o rural, meio que a futura profissão tem relação direta. O rural foi definido como uma complexidade de elementos, saindo daquela visão tradicional de que o rural é apenas visualizado como oposição do urbano, como sinônimo apenas de agrícola, como espaço distante, como atraso, mas sim, como tranquilidade, fonte de renda e de trabalho, turismo e lazer, harmonia, descanso, riqueza, meio e modo de vida, tradição familiar, sucessão, fonte de alimento, tranquilidade, paz, natureza, oportunidade, entre tantos outros significados.

Comentários